
HISTÓRICO “VELHA ESCOLA”
Em 1895, o mestre d’armas italiano GIACINTO SANGES, chegou à capital paulista para difundir a esgrima. Teve como um de seus primeiros e destacados alunos, o Alferes da Força Pública de São Paulo PEDRO DIAS DE CAMPOS, que rapidamente empolgou-se pelo esporte.
No ano seguinte, 1896, veio a São Paulo um outro mestre d’armas italiano chamado GIUSEPPE SALERMO, que posteriormente fixou residência na cidade, passando a dar aulas a domicílio por muitos anos.
Já havia na capital, pelo menos, cinco sala d’armas destinadas ao treinamento de esgrima.
Em 27 de Julho de 1901, já 2º Tenente, DIAS DE CAMPOS criou o Clube de Esgrima MASANIELO PARISI, em homenagem ao famoso diretor da Escola Magistral Militar de Esgrima de Roma.
Em 14 de Julho de 1902, DIAS DE CAMPOS fundou uma escola de esgrima numa dependência no Quartel da Luz com o nome de ESCOLA DE ESGRIMA, DE ESPADA, DE FLORETE E DE SABRE, dando os primeiros passos para a fundação da EEF/PM.
Os treinamentos de esgrima e exercícios de ginástica reuniam, nessa sala d’armas, Oficiais da Corporação, estudantes de Faculdades da Capital, como a antiga Escola Politécnica e Faculdades de Direito, tornando-se ponto de encontro e reunião entre esportistas da cidade no início do século.
Em 21 de Março de 1906, chega a São Paulo, a Primeira Missão Francesa de Instrução Militar, contratada no governo de Jorge Tibiriçá, Presidente do Estado de São Paulo, sob o comando de Coronel do Exército Francês PAUL BALAGNY, tendo como incumbência instruir a Força Pública, remodelando sua organização antiquada.
Em 01 de Março de 1910, chegou a São Paulo, o Sub-Oficial francês DELPHIN BALANCIER, comissionado no posto de Capitão, e como era mestre de esgrima e ginástica, formado pela Escola de Joinville Le Pont, da França, ficou designado para coordenar a instrução de esgrima e ginástica com o objetivo de criar um curso que educasse fisicamente o Soldado paulista.
Afim de ampliar as intalações para as aulas de esgrima e ginástica, foram montados um pátio e um salão maiores, e ainda aparelhos indispensáveis para a ginástica como barras paralelas e fixas, escadas, pórticos, argolas, etc.
Alguns Oficiais e Praças da Força Pública com aptidões especiais foram recrutadas dentre os diferentes quartéis, capazes de auxiliar o Capitão BALANCIER no ensino da Educação Física.
Assim, em 03 de março de 1910, por determinação do Aviso nº 185, da Secretaria da Justiça, foi oficializada a criação de um “Curso de Esgrima e Ginástica” na Força Pública, que pudesse habilitar militares pátrios a ministrar aulas de Educação Física para a tropa.
O Cap DELPHIN BALANCIER foi o primeiro Comandante do Curso, que estava constituído por uma seção de esgrima, adotando-se a escola francesa de esgrima, e a segunda seção, a de ginástica, adotando-se o método sueco, criado pelo suéco PETER LING.
Em 27 de dezembro de 1910, a Lei nº 12.444 criou a Companhia Escola para instrução de recrutas e de candidatos à graduação de Cabo, criou também o Curso Especial de Instrução Militar, criando ainda o Curso de Instrução Geral para formar Oficiais e bem como manteve a seção de esgrima e de ginástica, no Quartel da Luz.
LABORATÓRIOS

COMPLEXO AQUÁTICO


VELHA ESCOLA




